Comissão: Quanto custa um agente comercial?

apartamentos para alugar em Rio Claro

Se você deseja vender ou alugar um imóvel residencial regular e contar com um agente, existem alguns requisitos legais em relação à comissão. Por exemplo, ao alugar, aplica-se o princípio do encomendador, segundo o qual o agente que o contratou deve pagar.

Além disso, a lei sobre a distribuição dos custos de corretagem está em vigor desde 2020, segundo a qual o comprador deve pagar no máximo 50% da taxa de corretagem. Nenhuma dessas regulamentações se aplica a imóveis comerciais. Em vez disso, há liberdade de contrato, o que significa que você e seu agente são livres para negociar níveis e termos de comissão.

Os custos para um agente comercial são geralmente determinados por 3 fatores:

Valor do imóvel;
Localização;
Situação do mercado.

Qual parte da comissão você realmente terá que pagar no final depende muito da oferta e da demanda. Se atualmente houver muitos compradores em potencial para imóveis comerciais, mas apenas algumas propriedades, o comprador pode concordar em pagar a comissão. Os especialistas chamam isso de mercado de vendedores. Por outro lado, se o comprador puder escolher entre várias propriedades independentes, você ficará feliz por ter vendido sua propriedade. Nesse caso, existe um mercado comprador e você provavelmente
terá que arcar com a maior parte da comissão.

Critérios de seleção: Como reconheço um bom agente comercial? Antes de
começar a procurar um corretor comercial adequado, você deve saber uma
coisa: este não é um título profissional protegido. Os corretores de imóveis
comerciais precisam apenas apresentar uma licença comercial, mas não
precisam concluir nenhum treinamento especial.